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Um Computador por Aluno

UM COMPUTADOR POR ALUNO -
UCA
COORDENADO POR:
José Armando Valente
FINANCIADO POR:
MEC-SEED

Reflexões e Impactos

O Projeto UCA Um computador por Aluno, surgiu a partir de 2006 como política pública (do governo federal) para uso de computadores em escolas públicas do país,  marcando uma mudança de paradigma da informática nas escolas: de um modelo onde um computador era usado por muitos alunos no “laboratório de informática”, para um modelo “1:1” onde cada aluno e professor teria seu próprio computador e poderia até levá-lo para casa.  As características do computador, conhecido pela ideia inicial do “computador de 100 dólares” da organização “One Laptop per Child” (OLPC), centradas em sua mobilidade, tamanho e conectividade com a Internet, por sua vez, evocavam novo tipo de utilização de tecnologia, com potencial de revolucionar as práticas escolares. Para enfrentar desafios pedagógicos de tamanha monta, o governo constituiu um grupo de pesquisadores com vasta experiência na área de Informática Educativa vinculados a universidades brasileiras, que elaborou Princípios Orientadores para o Uso Pedagógico do Laptop na Educação Escolar. São elas:  Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade de São Paulo – USP, Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). 

A UNICAMP foi, portanto, uma das Instituições de Ensino Superior (IES) que participou do projeto governamental Um Computador por Aluno (UCA), realizado e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação a Distância (SEED). Como Instituição de Ensino Superior IES-Global, o projeto UCA-UNICAMP foi desenvolvido pelo NIED e teve como parceiros o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do município de Campinas e a escola EMEF Elza Pelegrini.  A IES-Global UCA-UNICAMP foi responsável pela preparação das equipes locais de 3 estados: Acre, Rondônia e Pará, compostas por representantes da IES-Local, da Secretaria de Educação e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).  Além disso, no estado de São Paulo foi responsável pela preparação das equipes locais de formação dos municípios de Pedreira e Sud Mennucci. 

Não cabe aqui estender explicações sobre o Projeto UCA, uma vez que as referências externas são muitas e de livre acesso.  O Projeto UCA-UNICAMP representou uma oportunidade única de estudar e aprender sobre a implantação de laptops educacionais no modelo 1:1 em larga escala, enfrentar seus desafios e viver suas transformações no cotidiano de escolas públicas de diferentes regiões do país em suas realidades locais! A mobilidade e a portabilidade dos laptops possibilitaram a entrada das tecnologias no espaço da sala de aula (em vez de no “laboratório de informática”), levando a novas configurações e arranjos físicos dos alunos (e do professor) em sala de aula. Mais do que isso, a mobilidade, portabilidade e conectividade dos laptops possibilitaram estender a sala de aula a outros espaços físicos da escola (pátio, biblioteca, refeitório, jardim etc.) quebrando fronteiras entre esses espaços físicos e sociais. Em alguns casos chegaram também às casas dos alunos, potencializando a inclusão digital das famílias.  Essas mudanças na configuração física do espaço educacional facilitavam a interação e a colaboração entre os estudantes, demandando transformações na postura do professor em sala e em sua prática pedagógica. O conceito e modelo de “aula” precisou ser repensado pelo professor para um modelo que comportasse o novo recurso tecnológico e as mudanças promovidas por ele. Não é difícil inferir sobre os desafios de formação desse professor para esse novo contexto.   Um aspecto que vale a pena mencionar foi a proposta de formação de professores no local de trabalho e focada em aspectos pedagógicos. Assim, no processo de formação a tecnologia era um meio para realizar os processos de ensino e de aprendizagem e a troca de experiências entre os professores e pesquisadores facilitou sua apropriação dos laptops e seus recursos, de maneira mais naturalmente centrada na sua prática de ensinar. 

Muitos desafios também acompanharam esse processo de implantação de laptops educacionais no modelo 1:1 em larga escala.  Só para citar alguns: a insuficiência no número de laptops que impossibilitava a implantação real do modelo 1:1 (alguns alunos, por ex. de turnos diferentes precisavam compartilhar os laptops), poucas situações onde o aluno pode de fato levar o laptop para casa (incluindo preocupações com segurança dos estudantes, falta de internet em casa, etc.),  a falta de infraestrutura de muitas escolas,  com limitações na conectividade e velocidade da Internet, logística de carregamento das baterias dos laptops na escola, entre outras.  São em sua maioria desafios de ordem técnica, que estariam resolvidos com a evolução tecnológica de hoje; hoje restam os desafios de ordem formal de políticas públicas que valorizem a educação e invistam sua economia para tal.

Memórias

Os registros em fotos e vídeos são memórias riquíssimas que nos fazem reviver momentos do Projeto, porém, são insuficientes para representar a complexidade organizacional e estrutural que teve o projeto UCA e o UCA-UNICAMP em particular.  A seguir, uma seleção de algumas fotos que ilustram os contextos diferentes com os quais o NIED trabalhou durante o Projeto UCA: algumas cenas da formação e implantação do Projeto em escolas da região Norte (Figuras 1 a 4) e em escolas da região sudeste (Figuras 5 e 6).  Este vídeo mostra os desafios e possibilidades da formação à distância realizada com Professores do Acre, Rondônia e Pará.  

Figura 1 UCA Norte Formação em Rondônia (Lia e Ciça 2ª. E 3ª).  formadoras do NIED e professoras do Projeto

Figura 2 Professoras do UCA Norte em Encontro de Formação

 

Figura 3 Estudante de São João da Ponta no Pará- com seu laptop

 

Figura 4 Estudantes de São João da Ponta no Pará com laptops na praça da cidade

Figura 5 Encontros de Formação UCA- Campinas, SP.

Figura 6 Estudantes do UCA – Campinas, SP em sala de aula com Professora

“Trabalhei na equipe da cidade de Pedreira. Nosso trabalho era acompanhar a formação dos professores para o uso do laptop, mas, devido ao afastamento da formadora, tivemos que oferecer a formação. Lembro dos relatos das professoras sobre a felicidade das crianças em usar o laptop. Também houve muita dificuldade por parte das professoras em relação ao uso do laptop. Também foi um desafio para a escola montar um local para carregar os laptops.

Foi minha primeira participação em um projeto de implementação. Aprendi na prática a avaliar a situação concreta da escola e os limites da formação dos professores. Com planejamento e trabalhando em conjunto, foi possível fazer o projeto avançar.”

Erika Moreira Martins
Pesquisadora na Universidade de Lisboa, Portugal
11/5/2022

“Em 2011 iniciei o mestrado com o professor Valente e em 2012 fiz várias oficinas de arte e tecnologia no Projeto UCA com a ajuda dos professores João, Valente e Renato [Hermes Renato Hildebrand, do IA/UNICAMP].

A época que frequentei o NIED foi maravilhosa! Fui muito bem acolhido. Fiz muitos amigos […].

Nossa… amigos, experiências, conhecimentos, dificuldades, superações… Em resumo, crescimento intelectual e pessoal […]. Passar pelo NIED foi um momento único na minha vida. Obrigado Professor João! Obrigado Professor Valente! Obrigado amigos do NIED!”

Bruno Leal Bastos
Funcionário no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná
11/5/2022

“A despeito das dificuldades enfrentadas pelas Instituições de Ensino Superior do Norte do país, especialmente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no período de execução deste projeto, entendemos que ele permitiu a integração de professores pesquisadores de diversas instituições, técnicos das Secretarias de Educação e do MEC, professores e alunos do ensino superior com os da educação básica, com abrangência de todas as escolas-piloto do estado de Rondônia.

Muitas aprendizagens ocorreram neste período [como se pode ver neste relato de experiência e neste artigo publicado], o que representou uma etapa significativa de desenvolvimento profissional.”

Elizabeth Martines
Professora aposentada pela Universidade Federal de Rondônia
15/6/2022

Equipe:

  • Ana Maria Batista Eivazian
  • Graduada em Ciências Biológicas e em Pedagogia, especializada em Ecologia e Mestre em Educação Matemática
  • Fernanda Freire
  • Pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • João Vilhete Viegas d’Abreu
  • Mestre em Engenharia Eletrônica e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • José Armando Valente (Coordenador)
    Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Lia Cavellucci
    Professora de Matemática e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Manoel Lourenço Filho
    Administrador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED
  • Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira
    Aluno de Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Maria Cecília Calani Baranauskas
    Professora Titular no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Maria Cecília Martins
    Pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado
    Pedagoga e Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutora em Educação pela PUC-SP
  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa
    Mestre em Ensino de Matemática e Doutora em Educação pela PUC-SP
  • Raquel Chebabi
    Analista de Sistemas, Mestre em Ciência da Computação e Doutora em Artes, ambos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP