O Projeto TIME surgiu em uma época de ruptura de fronteiras para se veicular a informação. Naquela época foi importante por um lado definirmos o papel da escola e, por outro lado, tentarmos, na medida do possível, definir a mídia e o papel que queremos que ela exerça no contexto escolar. O Projeto foi desenvolvido no período de 2007 a 2009, em Hortolândia (cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil). O Projeto teve como principal característica o envolvimento de instituições como a Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia por meio de duas escolas municipais de ensino fundamental I e a Universidade Estadual de Campinas a partir dos Núcleos de pesquisa de Informática Aplicada à Educação (NIED) e do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Com financiamento da FAPESP, na linha Ensino Público, o projeto buscava desenvolver nas escolas envolvidas e na comunidade circunvizinha da cidade de Hortolândia, um ambiente propício para que o acesso a algumas mídias e determinadas tecnologias deixasse de ser privilégio de poucos e passasse a ser um direito de muitos, numa relação de inclusão social cidadã. Este projeto significou para o NIED a diversificação no tange ao uso de Tecnologias e Mídias Interativas na Escola no contexto em que professores e alunos deixaram de ser meros consumidores de tecnologias e passaram a ser também produtores delas.
Pesquisadores do projeto
Educadores das escolas participantes do projeto
LIVRO PUBLICADO:
https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/tecnologias-e-midias-interativas-na-escola-time-0/