O grupo DAFE (Dinamização da Aprendizagem e Formação na Empresa) surgiu no NIED na virada do século (ano 2000), motivado pelo interesse de pesquisadores e colaboradores interessados nas mudanças ocorrendo nas empresas em termos de novos formatos para processos de produção (ex. produção enxuta), para formas de aprender, e para a influência de novas tecnologias, especialmente a tecnologia computacional. À época existiam dois Projetos de Pesquisa em andamento, apoiados pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo): “Dinamização da Formação e da Aprendizagem nas Empresas” (FAPESP 1997-1999) e “O Uso da Internet na Formação Colaborativa e Descentralizada de Funcionários de Fábricas Enxutas” (FAPESP 2000-2002). O grupo tornou-se credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, e de seus membros foram geradas várias dissertações e teses.
Os membros do Grupo DAFE, acadêmicos, pesquisadores e colaboradores do NIED, tiveram a experiência de trabalhar com empresas modernas e enxutas, sendo a Delphi Harrison Thermal Systems, em Piracicaba e em Jaguariúna, SP, a principal delas, que literalmente abriu as portas de sua fábrica (e de seus processos de produção) viabilizando a realização de projetos e pesquisas. Lá, alguns de nossos pesquisadores conduziram estudos etnográficos, realizaram o design e desenvolvimento de sistemas específicos envolvendo a aprendizagem e organização do conhecimento, e os experimentaram no contexto da empresa. Outros observaram a necessidade de novas competências e chegaram a conclusões sobre mudanças nas instituições de aprendizagem e nos processos de capacitação das próprias empresas.
No contexto da retrospectiva dos 40 anos do NIED, queremos fazer memória e agradecer a tantos colaboradores e pesquisadores que acreditaram na visão transformadora da aprendizagem na empresa, para uma sociedade mais equilibrada, uma economia mais sustentável e solidária, e uma nova consciência social que nos permitisse aprender e praticar a ajuda mútua e a cooperação. Agradecemos em particular ao Sr. Amadeu Mendes, na época gerente geral da fábrica da Delphi de Jaguariúna, que compartilhou conosco, em vários momentos, o dia-a-dia da fábrica e seus processos de produção enxuta.
LIVRO PUBLICADO:
https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/aprendizagem-na-era-das-tecnologias-digitais/
(ALGUMAS) TESES E DISSERTAÇÕES:
BONACIN, Rodrigo. Um modelo de desenvolvimento de sistemas para suporte a cooperação fundamentado em design participativo e semiótica organizacional. Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas. 2004. 259f. Tese (doutorado) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597258. Acesso em: 3 abr. 2023.
BORGES, Marcos Augusto Francisco. O design centrado no aprendiz no sistema Jones: uma experiencia de desenvolvimento de um sistema para formação na empresa. Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas. 1997. 101 f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585159. Acesso em: 3 abr. 2023.
BORGES, Marcos Augusto Francisco. Um processo para análise da interação em sistemas colaborativos mediados por ferramentas computacionais para comunicação textual. Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas. 2004. 147f. Tese (doutorado) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598280. Acesso em: 3 abr. 2023.
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. A criação de um ambiente de aprendizagem contextualizado baseado no computador, para a formação de recursos humanos em empresas enxutas. Orientadores: José Armando Valente, Paulo Morelato França. 2000. 307 f. Tese (doutorado) – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608002. Acesso em: 3 abr. 2023.
CHEBABI, Raquel Zarattini. Modelagem e proposta de sistema para medir processos de comunicação em organizações enxutas. Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas. 2005. 105f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603292. Acesso em: 3 abr. 2023.
SOUZA, Sofia Mara de. Estendendo ambientes de suporte a trabalho cooperativo com base no conceito de workflow. Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas. 2003. 119f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593945. Acesso em: 3 abr. 2023.
SILVA, Andre Marcos da. Uma abordagem participativa ao design de ambiente computacional de apoio a discussão de problemas no contexto de trabalho. Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas. 2001. 121f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590659. Acesso em: 3 abr. 2023.
BORGES, Edmar Lourenço. Design de um ambiente computacional de modelagem e simulação para formação de pessoal na indústria. Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas. 1998. 130f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586048. Acesso em: 3 abr. 2023.
WEBSITE: