Sistemas e Métodos na Constituição de uma Cultura mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação
O Projeto de Pesquisa e-Cidadania, selecionado pelo primeiro edital do Instituto Virtual FAPESP-Microsoft Research, tinha objetivo ousado: construir conhecimento sobre meios e métodos para promover o acesso participativo e universal do Brasileiro à cidadania, usando tecnologias de informação e comunicação da época (2007-2010). Nesse edital, o Instituto Virtual reconhecia que o “acesso à conectividade digital” era cada vez mais crítico ao avanço “econômico, educacional e social” em nosso país, e que as possibilidades da computação e da tecnologia de informação e comunicação precisariam ser estendidas para além da base de usuários tradicionais de computadores. Esse edital surgiu no contexto em que a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) havia promovido o seminário “Grandes Desafios de Pesquisa em Computação no Brasil: 2006-2016”, que resultou em um dos cinco Grandes Desafios definido como “Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento”. O Projeto e-Cidadania buscou respostas a esse desafio, investigando a relação que as pessoas com pouca (ou nenhuma) familiaridade com a tecnologia digital estabelecem em suas comunidades informais, organizadas em torno de algum interesse especial, com o uso de artefatos da sociedade, incluindo essa tecnologia. Não se tratava, entretanto, de habilitar usuários no uso (ou para o uso) de um sistema computacional específico, mas possibilitar que eles desenvolvessem, por meio de métodos e sistemas, o repertório e a linguagem necessários para se tornarem de fato ativos no uso de tecnologia em seu cotidiano.
Acomodar usuários com uma variedade de contextos sociais, culturais, habilidades, e conhecimento formal era, e ainda é, uma questão sensível no processo de design de artefatos computacionais. As propostas de atividades desenvolvidas ao longo do Projeto e soluções construídas foram arquitetadas em práticas participativas com as partes interessadas, sendo sustentadas por um referencial teórico-metodológico construído a partir da Semiótica Organizacional (SO) e de técnicas da Interação Humano-computador (IHC). Indo ao encontro do caráter inclusivo do Projeto, em termos práticos o Projeto envolveu a concepção, design e desenvolvimento de um sistema computacional (VilanaRede) projetado com a própria comunidade, promovendo uma cultura de acesso ao conhecimento via tecnologia digital.
Por sua natureza genuinamente interdisciplinar e sociotécnica, o Projeto envolveu pesquisadores de várias unidades internas e externas à Unicamp. Além do Instituto de Computação (IC) e do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED), participaram do Projeto pesquisadores do Instituto de Artes, da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT) e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). Contou com a adesão da Secretaria de Cidadania da Prefeitura Municipal de Campinas, que possibilitou a participação, ao longo de todo o desenvolvimento do Projeto, da principal parte interessada: o cidadão, representado por um grupo de moradores da Vila União, em Campinas, São Paulo.
O e-Cidadania atingiu resultados de grande impacto, tanto de ordem social (com o envolvimento e desenvolvimento dos participantes e divulgação na mídia geral) quanto de ordem acadêmica (com trabalhos premiados em eventos científicos relevantes nacional e internacionalmente). A partir dos métodos, técnicas e práticas do Projeto, os usuários passaram a ser coautores dos artefatos da tecnologia que antes não podiam consumir, e os pesquisadores puderam experienciar o acesso participativo e universal no design de tecnologia digital sob uma nova perspectiva: a do design socialmente consciente. A partir desse Projeto, acesso ao conhecimento via TIC ou “informática na educação” passaram a ganhar novos contornos e sentidos com práticas participativas socio-situadas e coautoria no processo de design.
As memórias do Projeto e-Cidadania são tantas e muito intensas para os 3 anos de Projeto! Estão refletidas na pequena seleção de fotos que ilustram um pouco das práticas de design com a comunidade da Vila União, nas quais era impossível separar os pesquisadores das principais partes interessadas: os cidadãos da Vila União, pessoas de ocupações variadas na Vila, que compartilhavam conosco seus saberes e práticas enquanto criávamos juntos sistemas computacionais! As memórias estão também refletidas nas ações do grupo de pesquisadores, a maioria em seus programas de doutorado e mestrado no IC e no IA da Unicamp, à época! Eles “arregaçavam as mangas” e estavam sempre prontos para a (inter)ação, para a preparação de atividades, e para a programação de sistemas, comprometidos com o Projeto e sua relevância social! Não posso esquecer colegas (da Unicamp e do CTI) que participaram e a parceria da pesquisadora do NIED, M. Cecilia Martins dividindo comigo a gerência e atividades da equipe! Foi uma experiência tão intensa quanto prazerosa que deixou saudades de todos. O vídeo selecionado mostra um pouco da atmosfera do Projeto.
As memórias do Projeto e-Cidadania também estão no livro “Codesign de Redes Digitais – tecnologia e educação a serviço da inclusão social” (link mais abaixo). O livro foi organizado de modo a representar as principais áreas do conhecimento envolvidas no Projeto, articulando tecnologias, mídias e sociedade, e contou com capítulos escritos por pesquisadores envolvidos no Projeto. O conteúdo está distribuído em 15 capítulos agrupados em 4 Partes. A Parte I aborda as bases epistemológicas que sustentaram o desenvolvimento do Projeto e-Cidadania: a visão socialmente consciente para o design de sistemas computacionais e seu processo semio-participativo. A Parte II caracteriza sistemas computacionais inclusivos na abordagem socialmente consciente e instrumentaliza para a prática do design e desenvolvimento de tais sistemas. A caracterização envolve aspectos de flexibilidade, valores, metacomunicação, e awareness, enquanto resume lições aprendidas para o desenvolvimento e avaliação de software social. A Parte III mostra o “design inclusivo” situado em três contextos diferentes. Por fim, a Parte IV apresenta uma metarreflexão sobre o trabalho realizado, avanços ao estado da arte nos temas tratados, ao estado da técnica das soluções propostas e, sobretudo, ao desafio do “acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento”, nosso mote principal.
Três Momentos de Práticas semio-participativas em Oficinas do Projeto:
Link para livro publicado:
https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/codesign-de-redes-digitais/
Links para (algumas) teses e dissertações:
ALMEIDA, Leonelo Dell Anhol. Awareness do espaço de trabalho em ambientes colaborativos inclusivos na Web. 2011. 185 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615324. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2011.794996
FORTUNA, Frederico José. Normas no desenvolvimento de ambientes Web inclusivos e flexíveis. 2010. 73 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612426. Acesso em: 30 jan. 2023.
MIRANDA, Leonardo Cunha de. Artefatos e linguagens de interação com sistemas digitais contemporâneos: os anéis interativos ajustáveis para a televisão digital interativa. 2010. 224 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613434. Acesso em: 30 jan. 2023. Best PhD at IC UNICAMP Award.
NERIS, Vania Paula de Almeida. Estudo e proposta de um framework para o design de interfaces de usuario ajustaveis. 2010. 121 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612074. Acesso em: 30 jan. 2023.
REIS, Júlio César dos. Busca informada por abordagem semiótica em redes sociais inclusivas online. 2011. 116 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615634. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2011.798651
RODRIGUEZ, Carla Lopes. A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede. 2011. 257 p. Tesse (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615928. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2011.805896
SANTANA, Vagner Figuêredo de. Identificação de padrões de utilização da web mediada por tecnologias assistivas. 2009. 117 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609502. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2009.445010
SANTANA, Vagner Figuêredo de. Interfaces autoajustáveis em websites: contribuições em direção ao Design para Todos = Self tailorable website interfaces : contributions towards the Design for All. 2012. 200 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619122. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2012.896641
Website:
https://eurydice.nied.unicamp.br/portais/ecidadania/nied/ecidadania.html