Em 1987, junto com o aprendizado da Linguagem de Programação Logo, inicia-se no NIED os primeiros projetos voltados para o uso do computador para controlar dispositivos robóticos. Esses dispositivos eram o Traçador Gráfico e a Tartaruga Mecânica de Solo que, dotados de uma caneta, reproduziam no papel ou no chão, respectivamente, os movimentos da Tartaruga de tela do computador. Com o surgimento dos primeiros Kits de brinquedo LEGO, importados dos Estados Unidos, que possuíam componentes elétricos (motor, sensor e luz), capazes de serem controlados pelo computador, foi desenvolvido o ambiente LEGO-Logo.
O ambiente LEGO-Logo consistia de um conjunto de peças LEGO para montagem de robôs (máquinas e animais) e de um conjunto de comandos da Linguagem de Programação Logo. Neste percurso, em 1989, o NIED realizou a primeira Oficina de Robótica Pedagógica, ministrada por um pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), com o objetivo de formar os pesquisadores do Núcleo para utilização de robótica no contexto Pedagógico. A partir de então, a passou Robótica Pedagógica a integrar o pacote de cursos que o NIED ofertava nos programas de formação de professores nos âmbitos do Projeto Formar. Projeto este que consistiu, por vários anos, na formação de professores universitários e de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Secretarias de Educação de muitos Estados Brasileiros.
Além de formar professores, o grande legado da Robótica Pedagógica e do ambiente LEGO-Logo, passados 40 anos, tem sido a difusão do processo do uso de tecnologias educacionais; algo que vem acontecendo e se aprimorando, constantemente, com surgimento de novos recursos digitais, muitos deles disseminados na Internet. Outro aspecto relevante de se ressaltar foi o fato da Robótica Pedagógica e do ambiente LEGO-Logo ter propiciado condições para que fossem desenvolvidos estudos que culminaram na criação de outros projetos no NIED como o de Orientação Espacial no Campus da Unicamp e Mapa Tátil Sonoro voltados para a inclusão de pessoas com deficiência visual.
O Projeto LEGO-Logo foi um pioneiro, são muitas as memórias.
Nesta pasta podem ser encontrados diversos documentos históricos e propostas de projetos. Destaque para o Projeto LEGO-Logo original e uma reportagem em jornal.
Mais fotos e vídeos podem ser encontrados nestas pastas, destaque para a visita de Seymour Papert ao Brasil e ao vídeo sobre o LEGO-Logo na Unicamp.
Muitos trabalharam no Projeto LEGO-Logo no NIED: pesquisadores do NIED, professores de escolas públicas, estudantes de graduação e pós-graduação, estudantes do ensino fundamental e médio.
VALENTE, J. A.; CANHETTE, C. C. LEGO-Logo: explorando o conceito de design. In: VALENTE, J. A. Valente (org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2a. ed. Campinas: NIED – Unicamp. 1998. p. 77-93. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/computadores-e-conhecimentorepensando-educacao/