Em decorrência do projeto TelEduc, o NIED foi escolhido como um dos 4 laboratórios líderes do projeto temático TIDIA-Ae (Tecnologia da Informação para Desenvolvimento da Internet Avançada – Aprendizado Eletrônico), financiado pela Fapesp. O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de ferramentas de suporte ao Aprendizado Eletrônico usando a rede de alta velocidade KyaTera. O NIED, como um dos nied 40 anos: As quatro décadas do NIED em uma retomada reflexiva de seus projetos Laboratórios de Desenvolvimento (LD) do Projeto TIDIA-Ae, agregou professores e pesquisadores de outras faculdades e institutos da Universidade, bem como de outras instituições de pesquisa. Fizeram parte do Projeto TIDIA na UNICAMP pesquisadores do Instituto de Computação, Faculdade de Engenharia Elétrica, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, bem como pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer que, em conjunto, formavam o Grupo e-Labora.
O objetivo principal do TIDIA-Ae foi desenvolver soluções tecnológicas para o ambiente educacional superior, com vistas a aprimorar o ensino e a pesquisa nas universidades paulistas. Para isso, o projeto contou com uma equipe multidisciplinar de especialistas em tecnologia da informação e educação, que trabalharam em conjunto com professores e pesquisadores das universidades.
Em sua fase 2, o Projeto TIDIA-Ae foi associado ao IMS – Global Learning Consortium e ao Sakai Foundation, instituições internacionais que discutem o desenvolvimento e o uso da tecnologia e seus resultados em atividades educacionais.
Entre as atividades desenvolvidas pelo TIDIA- Ae estão a criação de uma plataforma de ensino a distância, a produção de conteúdo educacional digital, o desenvolvimento de ferramentas de colaboração online e o suporte ao uso de tecnologia nas salas de aula.
O Projeto TIDIA-AE foi importante para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino eletrônico no Brasil (e-learning), promovendo a utilização de tecnologias avançadas para apoiar a educação e a formação de estudantes. O projeto possibilitou pensar além das limitações tecnológicas da época (computador e rede de comunicação), instigando o desenvolvimento de software para um grande número de usuários simultâneos, explorando recursos de áudio de vídeo. Além disso, o projeto gerou uma série de pesquisas e publicações científicas que contribuem para a compreensão do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação.
“O nível dos bolsistas era muito alto e aprendi muito, embora já fosse doutor. Marcou em definitivo minha entrada na EaD e conheci ferramentas avançadas para a época”.
Marcos Luiz Mucheroni 5/13/2022
“Em meados de 2004, aceitei participar do projeto TIDIA-AE, um projeto multi-institucional de criação de um ambiente de EaD que envolvia pessoas do NIED (foi adotado o nome e-Labora para o laboratório criado no núcleo para este projeto). Janne, Joice, Delano, Leandro, André e eu formamos um time entrosado e muito produtivo.
Ciça, Nanda, Bette, Odete e João sempre deram apoio e muita troca significativa de ideias nos projetos. Eles, junto à Heloísa e aos colegas todos que participaram dos projetos, marcaram bastante minha vida e deixaram saudades de uma convivência muito gostosa. Vários deles são amigos que levarei com carinho no coração para o resto da vida.
Hoje sou professor na Faculdade de Tecnologia da Unicamp graças a tudo o que o Núcleo e o IC me proporcionaram. Fica meu agradecimento a todos, e em especial à Heloísa, pelas portas abertas, pela oportunidade de trabalhar com esse grupo, e por todas as oportunidades que direta ou indiretamente se abriram a partir de tudo isso. Obrigado!”
Celmar Guimarães da Silva
Professor da Faculdade de Tecnologia FT/ UNICAMP 5/13/2022
Pesquisadores
Bolsistas
ARTIGOS PUBLICADOS:
TANAKA, E. H.; ROCHA, H. V. Ambiente de aprendizado eletrônico TIDIA-Ae: o que há de novo?.
In: 2nd Brazilian – Spanish Conference on Computer Assisted Language Learning, 2009, Campinas/SP.
Proceedings… 2009. p. 84-96.
BEDER, Delano Medeiros ; SILVA, A. C. ; OTSUKA, J. L. ; SILVA, C. G. ; ROCHA, H. V. . A Case Study of the
Development of e-Learning Systems Following a Component-Based Layered Architecture. In: 7th IEEE
International Conference On Advance learning Technologies – ICALT 2007, Nigata, Japan. Proceedings…
p. 21-26. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/4280940.
SILVA, A. C. da; ROCHA, H. V. . InkBlog: A Pen-Based Blog Tool for e-Learning Environments. In: Issues in
Informing Science & Information Technology Education (online). Proceedings…, v. 10, p. 121-135, 2013.
https://doi.org/10.28945/1800
SILVA, A. C. da; ROCHA, H. V. Multimodal User Interface in E-Learning Environments. In: Pedro Isaías;
Katherine Blashki. (Org.). Human-Computer Interfaces and Interactivity. 1ed. Hershey, PA, USA: IGI
Global, 2014, p. 33-49. Disponível em: https://www.igi-global.com/gateway/chapter/111746.