O Projeto WARAU foi motivado pela necessidade de apoiar desenvolvedores de sites web, especialmente aqueles atuando em espaços institucionais, na construção e avaliação de websites acessíveis. Começou a partir da construção de um processo participativo que envolveu profissionais em diferentes papéis associados à construção de sites web na Unicamp; desse processo surgiu o site interativo WARAU para apoio a esse processo, hospedado no NIED. O conteúdo do WARAU foi mais tarde publicado como eBook pela Leanpub (veja também o site do livro).
O Projeto surgiu da constatação de que a maioria dos websites existentes à época (muitos ainda hoje) sofre com problemas de acessibilidade e/ou usabilidade. Essa realidade não é diferente no contexto de ambientes educacionais na Web. Estes problemas são, em geral, causados pela falta de conhecimento por parte de seus mantenedores de como utilizar diferentes tecnologias e conceitos de maneira adequada. Para auxiliar esses mantenedores de websites existe uma vasta documentação que, comumente apresenta uma visão isolada de seus temas e delega à sua audiência a tarefa de integrar diferentes conteúdos. Devido a esta limitação, a qualidade e valor semântico do conteúdo são baixos, o que cria barreiras e, por vezes, impede o acesso às informações. O Projeto WARAU apresentou um Processo para Adequação de Websites a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade (PAWRAU), que integra os principais temas técnicos e conceituais relacionados à manutenção de websites. Com sua utilização é possível melhorar gradualmente diversos aspectos do website. O WARAU foi construído como uma materialização do PAWRAU, oferecendo a seus visitantes um espaço para aprendizado e discussão dos tópicos relacionados ao desenvolvimento Web-acessível.
Acessibilidade na Web significa que pessoas com diferentes tipos de limitação podem perceber, entender, navegar, interagir com a Web e contribuir para ela. Usabilidade pode ser definida como a capacidade de um produto ser utilizado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficiência e satisfação, dentro de um determinado contexto de uso. De forma mais geral, o acesso às TIC está relacionado ao entendimento de como essas tecnologias são utilizadas por todos seus usuários. Isso remete à combinação dos conceitos Acessibilidade e Usabilidade (A&U), uma vez que, em diversos casos, questões relacionadas a uma das disciplinas também contribuem para a outra e vice-versa (e.g., teclas de atalho para regiões da tela aumentam a acessibilidade para usuários que usam leitores de tela e também auxiliam usuários a utilizarem uma página Web de maneira mais eficiente, possibilitando acesso direto a áreas específicas com apenas um comando). Assim, o apoio à busca de acessibilidade na Web não exclui usuários e estende o conceito de usabilidade como um todo.
Designers, desenvolvedores e pessoas em geral que desejam criar websites acessíveis contam com uma ampla variedade de recursos online, documentação técnica e ferramentas de software. Apesar da disponibilidade desses recursos, muitos continuam a produzir páginas inacessíveis e a tendência é que se tornem menos acessíveis ao longo do tempo. Para melhorar A&U de websites existem diretrizes e heurísticas. No entanto, materiais que auxiliam na aplicação e avaliação das mesmas são fragmentados e tratam tecnologias (e.g., HTML, Javascript e CSS) e conceitos (e.g., A&U) de maneira pouco articulada. De forma a suprir essa lacuna, o projeto WARAU apresentou um Processo para Adequação de Websites a Requisitos de A&U (PAWRAU) apoiado inicialmente em um website, o WARAU. O WARAU ofereceu uma estrutura flexível e instrumentos para compreender quais são os impactos das decisões de design (como isso afeta os usuários, quais usuários mais afetados) e metodologias de trabalho (padrões de codificação, reaproveitamento de código).
O projeto Websites Atendendo a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade, ou WARAU, nasceu como um website que tinha o objetivo de ser um espaço de discussão sobre normas, diretrizes, técnicas e boas práticas para a criação de código Web acessível e usável. Esteve relacionado também ao Projeto “Acesso, Permanência e Prosseguimento da Escolaridade em Nível Superior de Pessoas com Deficiência: Ambientes Inclusivos” (PROESP/ CAPES), realizado na Universidade Estadual de Campinas (FE-IC UNICAMP).
O WARAU envolveu um estudo realizado com uma equipe de desenvolvimento de sistemas Web da UNICAMP em que foram identificadas dificuldades e desafios relacionados ao desenvolvimento web acessível combinando HTML, CSS, JavaScript, Acessibilidade e Usabilidade (O QRCode dá acesso ao documento). Como forma de lidar com esses desafios, o WARAU foi criado e disponibilizado para a comunidade de mantenedores de websites.
Este Projeto, que se iniciou como um site em warau.nied.unicamp.br (inativo atualmente), tornouse mais tarde um e-Book publicado pela Leanpub.
O objetivo do website era possibilitar diferentes formas de filtrar os tópicos por perfil (desenvolvedor, designer e redator) e/ou por tema (HTML, CSS, JavaScript, Acessibilidade e Usabilidade), que foram mantidos no livro. Cada tópico do livro WARAU aborda três perguntas básicas: Como fazer? Quais ferramentas posso utilizar? Qual resultado/ benefício esperar? Para responder a primeira questão, o livro disponibiliza definições, textos explicativos e exemplos. Para a segunda, indica algumas ferramentas e websites (geralmente software livre) que podem ser utilizados para aplicar o que foi discutido na primeira questão. Já para a terceira questão indica os principais resultados esperados com a aplicação do tópico.
LIVRO PUBLICADO:
TESES E DISSERTAÇÕES
SANTANA, Vagner Figuêredo de. Identificação de padrões de utilização da web mediada por tecnologias assistivas. Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas. 2009. 117 f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: https://hdl.handle. net/20.500.12733/1609502. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2009.445010
SANTANA, Vagner Figuêredo de. Interfaces autoajustáveis em websites: contribuições em direção ao Design para Todos = Self tailorable website interfaces: contributions towards the Design for All. Orientadora: Maria Cecilia Calani Baranauskas. 2012. 200 f. Tese (doutorado) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619122. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47749/T/ UNICAMP.2012.896641
ALMEIDA, Leonelo Dell Anhol. Awareness do espaço de trabalho em ambientes colaborativos inclusivos na Web. Orientadora: Maria Cecilia Calani Baranauskas. 2011. 185 f. Tese (doutorado) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615324. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2011.794996
ARTIGO PUBLICADO
SANTANA, V. F.; ALMEIDA, L. D. A; BARANAUSKAS, M. C. C. Aprendendo sobre acessibilidade e construção de websites para todos. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). v. 16, n. 3. 2008. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/45. Acesso em: 18 de out. 2023.