Logo do Projeto XO Unicamp

XO NA ESCOLA E FORA DELA: UMA PROPOSTA SEMIO-PARTICIPATIVA PARA TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE COORDENADO POR: M. Cecilia C. Baranauskas FINANCIADO POR: CNPq 475105/2010-9

REFLEXÕES E IMPACTOS

Nomeado internamente como “XO-UNICAMP”, este Projeto constituiu-se como um projeto de pesquisa que buscava um modelo de inclusão de laptops na escola pública, como alternativa ao realizado em Programas Governamentais de formação e implantação de laptops em contextos escolares. Alternativa, pois, foi desenvolvido a partir da análise de contexto e prospecção de soluções construídas com as partes interessadas – alunos, profissionais da educação, pesquisadores e comunidade, de maneira horizontal e inclusiva.

Não se tratava, portanto, da “implantação” de nova tecnologia na escola, no sentido de estabelecer, fixar algo, nem tampouco se tratava da “integração” do laptop no sentido de tornar mais completo o já existente. O desafio que nos propusemos a enfrentar demandava reinventar métodos e práticas escolares a partir da ressignificação desse novo artefato da tecnologia no cenário da escola e de suas partes diretamente envolvidas: alunos, professores, gestores, funcionários, pais, e pesquisadores, para citar algumas.

O Projeto partiu da constatação das transformações que a tecnologia digital provoca na maneira como interagimos, nos comunicamos, aprendemos e vivemos na sociedade contemporânea. A Escola, como instituição e organização social, está sujeita a tais transformações, mas poderia também ser protagonista de tais transformações. Daí uma proposta de metodologia de base participativa, para construir significado para o uso do laptop no contexto educacional. Para tal o Projeto requeria considerar níveis diferenciados de ações – com e sem a tecnologia – nos quais pessoas com atuações diferenciadas eram envolvidas trazendo suas perspectivas e visões particulares que dinamicamente iam se constituindo e se transformando ao longo das práticas que chamávamos “oficinas semioparticipativas”. Nesse sentido, a tecnologia (o laptop) deixava de ser “figura” e passava a ser “fundo” nesse cenário; isto é, o processo de apropriação da tecnologia deixava de ser centrado na máquina para ser centrado nas pessoas e suas organizações (informais, formais e técnicas). Conceito, metodologia e principais resultados do Projeto estão apresentados no livro escrito pelas partes interessadas, incluindo alunos, pais, gestores e pesquisadores (que pode ser acessado no link abaixo).

As atividades do Projeto foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emílio Miotti, em Campinas, SP, via adesão da Secretaria de Educação do município, que viabilizou a pesquisa bem como possibilitou o estabelecimento de diálogos e atividades no cenário escolar e fora dele, a partir do envolvimento de professores, gestores, funcionários, alunos e pais. O Projeto foi possibilitado pela doação de 500 laptops educacionais XO, pela One Laptop per Child Foundation – OLPC, intermediados pelo NIED – Unicamp. Este Projeto foi possível graças a parcerias, apoios e esforços de muitas pessoas e instituições, em nome das quais alcançamos todos os envolvidos: a EMEF Emilio Miotti, a Secretaria de Educação de Campinas, o Ministério da Educação (MEC), o CNPq, a OLPC, o GGBS – UNICAMP, o Instituto de Computação (IC) e o NIED – UNICAMP. A todos nossos profundos reconhecimento e agradecimento.

MEMÓRIAS

As “memórias” do Projeto XO encontramse principalmente distribuídas em fotos (algumas exemplificados neste documento nas Figuras 1-9) e em vídeos que registram momentos do Projeto, em sua produção acadêmica – trabalhos publicados em conferências, revistas e capítulos de livro, teses e dissertações produzidas, e livro gerado pelos próprios participantes do Projeto em seu último ano. Esse conteúdo pode ser acessado pelos links a seguir, bem como pelos links institucionais (ex. biblioteca digital e repositório da Unicamp).

Para além de seu sentido literal, porém, as “memórias” do Projeto XO estão certamente nas “memórias” de cada participante que atuou em atividades do Projeto, em algum momento de sua caminhada, pesquisadores em vários níveis: alunos de graduação, de ensino médio, pós-graduandos, pós-doutorandos, e comunidade da EMEF Padre Emilio Miotti (professores, gestores, funcionários, e principalmente seus alunos). Com eles (e não para eles) o Projeto reinventou-se, desenvolveu-se, e certamente deixou suas marcas. A tecnologia é efêmera e sua obsolescência uma certeza; contudo, faz parte do processo de aprendermos, de nos relacionarmos com o mundo e entre nós. O XO foi um motivo para esse grupo estar junto, aprendendo junto e atuando em processo de codesign e construção de sentido para a tecnologia computacional na escola e fora dela. Nossas memórias do Projeto, que as comemoremos, isto é, as lembremos juntos, neste momento particular de 40 anos do NIED…

Figura 1. Foto da primeira oficina semioparticipativa, realizada em 07/06/2010 na EMEF Padre Emilio Miotti – Detalhe do “Quadro de Avaliação”, artefato metodológico do Design Socialmente Consciente. Figura 2. Foto da primeira oficina semioparticipativa, realizada em 07/06/2010 na EMEF Padre Emilio Miotti - Participantes descobrindo o XO. Figura 3. Foto da segunda oficina semioparticipativa, realizada em 08/07/10 na EMEF Padre Emilio Miotti - M Cecilia Martins (esquerda ) e Cecilia Baranauskas (direita) conduzindo a Oficina. Figura 4. Foto da segunda oficina semioparticipativa, realizada em 08/07/10 na EMEF Padre Emilio Miotti - João Vilhete interagindo com grupo de participantes explorando o XO Figura 5. Foto da terceira oficina semioparticipativa, realizada em 17/09/10 na EMEF Padre Emilio Miotti – Rosângela Assis (Diretora da Escola) falando aos participantes. Figura 6. Foto da quarta oficina semioparticipativa, realizada em 08/11/10 na EMEF Padre Emilio Miotti - Leonardo C de Miranda e Vanessa Maike interagindo com os participantes. Figura 7. Foto da quarta oficina semioparticipativa, realizada em 08/11/10 na EMEF Padre Emilio Miotti – Tel Amiel interagindo com grupo de participantes. Figura 8. Marcos Vinicius Arruda (centro), bolsista do PIC Jr apresentando seu trabalho com XO, acompanhados por Heiko Hornung e M Cecilia Martins. Figura 9. Michele Alves e M. Vinicius Arruda, bolsistas do PIC Jr. apresentando trabalho com XO e comunicando-se em Libras.

Equipe:

Maria Cecília Calani Baranauskas (coordenadora)
Professora Titular no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Maria Cecília Martins (coordenadora associada)
Pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada a Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Elaine C. S. Hayashi
Aluna de Doutorado no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Everton de Melo Faleiros
Estudante de Mestrado no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Flávia Linhalis Arantes
Pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Gustavo Tomazi
Pesquisador da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Heiko Hornung
Aluno de Doutorado no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

João Vilhete Viegas d’Abreu
Mestre em Engenharia Eletrônica e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

José Armando Valente
Livre docente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Leonardo Cunha de Miranda
Pós-Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Manoel Lourenço Filho por Manoel Lourenço Filho
Administrador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/UNICAMP

Tel Amiel
Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Vanessa Maike
Estudante de Mestrado no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP