Proinesp

O Projeto de Informática na Educação Especial (Proinesp), idealizado pela Secretaria de Educação Especial (SEESP), vem sendo desenvolvido juntamente com a Fundação Nacional das APAEs (FENAPAES) com o objetivo de contemplar escolas parceiras de instituições não-governamentais que atendem pessoas portadoras de necessidades especiais com laboratórios de informática. No entanto, é imprescindível o preparo dos professores das respectivas instituições para que façam o uso correto desses equipamentos com objetivos educacionais.

Para isso, a SEESP, em convênio com o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied-UNICAMP), realizaram cursos de formação de professores usando tecnologias de educação a distância para capacitar os professores tornando-os hábeis a transmitir o que aprenderam sobre o uso da informática na educação e também para que consigam unir atividades não-informatizadas com informatizadas voltadas ao processo de aprendizagem criando condições para que o aluno construa seu conhecimento.

O Proinesp tem como objetivos gerais capacitar em serviço os professores participantes para o uso pedagógico das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e também auxiliar esses professores na implantação, nas respectivas instituições, de atividades de uso das TIC integradas às atividades curriculares que desenvolvem. O ensino a distância via Internet foi escolhido pelo fato de possibilitar a formação de um maior número de professores a um só tempo, tornando-os aptos a repassar simultaneamente o aprendizado aos alunos, agilizando o processo de integração com as novas tecnologias e, conseqüentemente, diminuindo o “abismo” educacional que separa as pessoas com necessidades especiais da sociedade em geral. Estudos e investigações em âmbito internacional comprovam que a utilização pedagógica das TIC podem alcançar ótimos resultados na Educação Especial. Uma das vantagens das TIC é a quebra do isolamento da pessoa portadora de necessidades especiais que, por falta de local ou por condições sociais, ficam impedidas de ter acesso à informação de forma interativa.

Em um ambiente virtual (Internet) é possível estruturar ambientes de aprendizagem (telemático) criando recursos de comunicação/desenvolvimento entre os usuários e, ainda melhor: sem “fronteiras” entre Estados ou Nações. Como parte dos requisitos do curso a distância, os professores participaram de cursos presenciais básicos de informática, afim de obterem os conhecimentos iniciais necessários, como Windows, Windows Explorer (gerenciador de arquivos), Word e Internet.

Coordenador José Armando Valente
E-mail jvalente@unicamp.br
Data de Início 01/01/1999
Data de Fim 01/01/2001
Equipe João Vilhete Viegas d’Abreu
José Armando Valente
Fernanda Maria Pereira Freire
Maria Cecília Martins