Logo e Educação Matemática – Uma Dimensão Microgenética do Desenvolvimento Cognitivo

Rosa Giaretta Sguerra Miskulin

Resumo
Propõe-se neste estudo delinear reflexões a respeito de nossa dissertação de Mestrado (Miskulin, 1994), a qual apresentou uma análise da Geometria Plana e Espacial inseridas na Educação Matemática, em uma abordagem histórico-crítica, de modo a proporcionar o esboço de um cenário composto pelas vertentes ou paradigmas que compuseram a Geometria. Utilizou-se para tal o desenvolvimento histórico da Matemática, mais especificamente da Geometria, inter- relacionando-as com a Geometria da Tartaruga, subjacente ao Sistema Computacional Logo (Papert, 1985 e Reggini, 1985), na forma bidimensional para a exploração da Geometria Plana e tridimensional para a exploração da Geometria Espacial. Este estudo apoiou-se na nossa concepção teórica embasada na História da Matemática e da Geometria e também na teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, segundo a complementaridade da Epistemologia e da Psicologia Genéticas.

Clique para baixar o artigo.

v. 9 n. 32 (1996) | Publicado em 01/01/1996