Workshop discute o ensino a distância na graduação e na pós

O Grupo Gestor de Ensino a Distância (GGEaD) da Unicamp promove nesta terça e na quarta-feira (5 e 6), no auditório da Biblioteca Central ´César Lates´ (BC-CL), o Workshop EaD-Unicamp.

Dedicado especialmente ao público interno da Universidade, o Workshop tem como objetivo discutir amplamente o tema Educação a Distância. Segundo o coordenador do GGEaD, José Armando Valente, docente do Instituto de Artes (IA), a programação do evento é uma importante oportunidade para oferecer a docentes, alunos e funcionários informações atualizadas e, também, esclarecer sobre os recursos que poderão ser utilizados em cursos de graduação e pós-graduação da Unicamp. Confira a programação completa do Workshop.Presente à abertura do evento, o professor Edgar Salvadori de Decca, empossado nesta terça-feira (5) como novo coordenador-geral da Universidade, ressaltou a importância do encontro para discutir esse tema muito atual e ao mesmo tempo cheio de contradições e polêmicas que é o ensino a distância. De acordo com o coordenador-geral, a constituição do GGEaD, ocorrida em 2008, logo após a criação do Programa Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) pela Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo, partiu de uma iniciativa do ex-reitor José Tadeu Jorge. Na ocasião, Tadeu Jorge julgou bastante oportuno criar um grupo de trabalho que pudesse analisar em profundidade a questão do ensino a distância, uma vez que o próprio Estado de São Paulo estaria engajado nessa nova perspectiva no que concerne o oferecimento principalmente das vagas de ensino público gratuito na área de graduação, na modalidade a distância. “A Unicamp está ensaiando os primeiros passos para ampliar no fórum de toda a universidade essas discussões para saber que políticas e que ações nós deveremos adotar num futuro que provavelmente não será tão distante assim”, afirmou de Decca.