Criação de Ambiente LOGO para estudo do processo de alfabetização numa Escola Pública

Afira Vianna Ripper

Resumo
Este trabalho descreve uma pesquisa piloto realizada em 1987 para analisar as condições para criação de Ambiente Logo para a aprendizagem da linguagem escrita. São descritas várias atividades desenvolvidas em torno do Logo e fora do computador onde o foco é a escrita, enfatizando a autoria de textos pelos sujeitos da pesquisa. Também são discutidos procedimentos criados em Logo, tipo micromundos com a finalidade de facilitar o trabalho com Logo (GUARDAR, PAISAGEM e FORMAS).

Os sujeitos foram 16 alunos de primeira série de primeiro grau de uma escola pública, divididos em dois grupos, A e B, baseados em haver ou não cursado o pré no ano anterior. As sessões, com duração de 30 minutos, ocorreram três vezes por semana. A coleta de dados foi através de observação participante, material gravado em disquete e relatório da professora da classe.

Os resultados são discutidos a partir dos dados coletados pelo grupo de pesquisa e da avaliação acadêmica feita pela professora. São também apresentadas perspectivas para desenvolver uma pesquisa mais abrangente no ano seguinte.

Clique para baixar o artigo

v. 3 n. 14 (1987) | Publicado em 01/01/1987