Comemoração dos 35 anos do Núcleo de Informática Aplicada a Educação

No dia 7 de novembro de 2018, fizemos uma celebração para comemorar os 35 anos do NIED e relembrar a trajetória do Núcleo. A celebração aconteceu no auditório do IMECC, com uma mesa solene de abertura, uma mesa redonda com o tema “Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir” e com o lançamento de um livro comemorativo com o mesmo tema da mesa redonda.
A mesa de abertura contou com a presença do Prof. Dr. Marcelo Knobel, magnífico reitor da Unicamp; Profa. Dra. Teresa Dib Zambon Atvars, coordenadora da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU); Dra. Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, coordenadora da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) e Dra. Flávia Linhalis Arantes, coordenadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED e anfitriã da cerimônia.

A mesa redonda com o tema “Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir” foi mediada pelo Prof. Dr. José Armando Valente, professor Titular do Instituto de Artes da Unicamp, fundador, ex-coordenador e pesquisador do NIED. A mesa contou com a participação do Prof. Ubiratan d’Ambrósio – ex-diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC/UNICAMP), Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário em 1983, ocasião na qual participou na criação dos Centros e Núcleos de pesquisa da UNICAMP, Prof. Fredric Michael Litto – Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED, Brasil), Profa. Carla Lopes Rodriguez – docente da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Prof. Seiji Isotani – Professor titular do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP).

O livro “Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir” reune artigos de pesquisadores que atuam há muitos anos na área de Tecnologia Educacional e de jovens pesquisadores, que estudam temas que despontaram na área mais recentemente. São 16 capítulos, alguns escritos em coautoria, de diferentes temas vinculados à área. O livro está sob licença creative commons CC-BY e pode ser obtido no site do NIED em www.nied.unicamp.br/biblioteca/livros/

Em um gesto de agradecimento a todos que estiveram no Núcleo no passado – funcionários técnico-administrativos, pesquisadores, docentes, colaboradores, alunos, estagiários e bolsistas – a coordenadora do NIED, Flávia Linhalis Arantes, ofereceu flores para Cecília Baranauskas, professora Titular da Unicamp, atualmente colaboradora no Instituto de Computação, cofundadora e ex-coordenadora do NIED. Da mesma forma, para homenagear a todos os que ainda atuam no NIED, construindo a história que ainda está por vir, a coordenadora ofereceu flores ao decano do Núcleo, Manoel Lourenço Filho.

Para finalizar as comemorações, todos se reuniram para um brunch. Vida longa ao NIED !

A seguir fotos do evento e da confraternização: