Crianças lançam ideias para Portal infantil

Nos dias 20 e 27 de outubro e 10 e 17 de novembro estarão sendo desenvolvidas atividades no Nied com crianças de 6 a 10 anos. O objetivo é o envolvimento das mesmas na concepção de um Portal Infantil na Internet desde o início do processo de design. Esta idéia, da atuação de crianças para a proposição de um espaço infantil virtual, faz parte da dissertação de mestrado de Amanda Meincke Melo, orientanda da Profa. Dra. M. Cecília Calani Baranauskas, docente do Instituto de Computação e pesquisadora do Nied. As atividades estão sendo planejadas e implementadas por pesquisadores do Nied e alunos de pós-graduação em temáticas relacionadas a Informática na Educação, Interação Humano-Computador, Design Participativo e Educação a Distância. Já no primeiro dia de atividade, as crianças fizeram sugestões de elementos que gostariam de encontrar em um portal infantil que permitisse a interação delas com facilidade. As idéias para o Portal, que ganhou o nome de “Caleidoscópio Júnior”, nasceram a partir da exploração de alguns caleidoscópios, além de conversas entre os participantes da atividade. Estas idéias foram registradas pelas crianças em papel, que usaram diversos tipos de materiais. Nesta mesma atividade os participantes utilizaram o chat “Papo Mania” para trocarem idéias via computador. Os trabalhos individuais elaborados mostram a diversidade de idéias que as crianças têm sobre o espaço infantil na Internet.