Sobre o Projeto

O objetivo do projeto Jovem Hacker é auxiliar na formação de uma geração que seja mais autônoma tecnologicamente e esteja melhor preparada para definir os rumos do desenvolvimento tecnológico na  sociedade. No projeto buscamos compartilhar e construir conhecimento sobre cultura digital, software livre, recursos e dados abertos, e o trabalho colaborativo.

O empoderamento tecnológico vai ao encontro da noção de “usuários”, dependentes de um sistema tecnológico cada vez mais complexo, fechado e ubíquo, sem entender seu funcionamento e sem ter autonomia para interferir em seu funcionamento. O projeto incentiva os jovens, particularmente alunos do ensino fundamental II e médio de escolas públicas, a entenderem como os computadores funcionam e a exercitarem o pensamento computacional por meio de uma formação de curta duração.

A formação do Projeto Jovem Hacker está distribuída em módulos, e tem seu foco no aprendizado através de projetos práticos e colaborativos. Não buscamos formar exímios programadores, mas incentivar os jovens a  entender os princípios dos códigos de computadores,  customizar, modificar e criar.  Acreditamos que os jovens podem se sentir motivados a entender o quê acontece com os programas que usam, particularmente quando desenvolvem a capacidade de modificá-los.  Adotamos alguns preceitos básicos, focados em uma ética hacker: o uso de software livre, o compartilhamento livre de código, e o trabalho colaborativo, aberto.

O projeto Jovem Hacker é uma iniciativa do NIED (Unicamp) e do Coletivo Revoada, com edições em 2014 (em Campinas), 2015 (em Campinas e Capivari) e 2021 (em Campinas).