O NIED

O Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) foi criado pela Portaria GR 139 de 17 de maio de 1983 junto à Reitoria da Universidade Estadual de Campinas e institucionalizado através da Deliberação do Conselho Universitário de 27 de novembro de 1991. Constitui uma unidade especial de pesquisa interdisciplinar, vinculada diretamente à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa – COCEN. A equipe do NIED é composta por docentes que pertencem a diferentes Institutos e Faculdades da Universidade, pesquisadores, profissionais da área administrativa e da área de informática. A estrutura organizacional do NIED é bastante enxuta, formada pela Coordenação do Núcleo e dois Conselhos (o Científico e o Consultivo). A Coordenação e o Conselho Científico respaldam todas as relações institucionais entre o Núcleo e a COCEN. As decisões advindas destas relações são submetidas ao Conselho Consultivo, órgão superior do NIED.

Missão
missão do NIED é "construir e difundir conhecimento sobre as relações entre a educação, a sociedade e a tecnologia por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e metodologias de forma integrada às demandas da sociedade."
Objetivo
Resumidamente, o objetivo do trabalho de pesquisa realizado pelo NIED envolve duas vertentes relacionadas entre si:
  1. Investigação sobre o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de construção do conhecimento em contextos de ensino–aprendizagem (educação regular, especial/inclusiva, não formal, corporativa e continuada);
  2. Desenvolvimento de software e hardware utilizados nesses contextos com base em metodologias projetadas para cada um deles.
Visão
visão do NIED para o ano de 2021 é ser "um ambiente amplo e virtualizado que reúne profissionais de diferentes perfis, cuja atuação tem impacto e reconhecimento nacional e internacional, visando à construção de conhecimentos sobre o uso de tecnologias para uma sociedade mais solidária."