Plataformas digitais e alfabetização algorítmica é o tema da nova edição da TSC

É com satisfação que anunciamos a edição do volume 11, e2024 da revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento.
Tema emergente deste número
A palavra “algoritmo” já não está mais limitada aos campi universitários; é comum ouvir a palavra em convites nas mídias tradicionais (rádio, tv), e em plataformas digitais de redes sociais: vamos dar um joinha pra treinar os algoritmos? Somemos a essas duas expressões a “inteligência artificial” (IA). Em particular a IA já foi tema em números recentes desta revista (v. 10, n. 2, 2023 e v.9 n.2, 2022); vamos então nos debruçar sobre algoritmos, pensamento algorítmico, e sua relação com plataformas digitais, que embutem também a questão da agência (processamento algorítmico) por artefatos não humanos (a “IA” ou algoritmos de IA).
As plataformas digitais são modelos de negócios que operam por meio da tecnologia computacional, conectando de forma online usuários e empresas dos mais variados setores, como: Comercio (ex. Amazon), Alimentação (ex. iFood), Transporte (ex. Uber), Redes sociais (ex. Youtube), entre outras tantas. O ambiente digital não possui as limitações do espaço físico, possibilitando às plataformas digitais alcançarem um número muito maior de consumidores, de vários lugares do mundo, diminuindo custos. No contexto educacional, o Scratch, utilizado no artigo de Ceratti e Nóbile para o ensino de Ciências, é uma plataforma de programação visual desenvolvida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que foi criada com o objetivo de tornar a programação acessível e divertida. Lima e Alves, utilizam em seu artigo a plataforma do Youtube, para investigar sobre divulgação científica. Também Souza e Dias no resumo de dissertação criam uma página web que serve de plataforma para acesso remoto a experimento de robótica.
As plataformas digitais materializam parte da ideia da “computação ubíqua”… (clique aqui para continar a leitura do editorial e conferir as submissões).