Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC – EM 2019

O PIBIC – EM é um programa do CNPq que concede anualmente bolsas de Iniciação Científica voltadas a alunos do ensino médio. O NIED através do seu projeto de Robótica Pedagógica, coordenado pelo pesquisador Dr. João Vilhete Viegas d´Abreu, assim como já faz há alguns anos, acolheu novo grupo de bolsistas para o período 2018 – 2019.

O projeto tem como objetivos incentivar a fixação de conteúdos aprendidos em sala de aula e o aprimoramento desses conteúdos por meio de experimentos robóticos realizados com a utilização de Arduino, peças de montagem de dispositivos robóticos e o uso da linguagem de programação Scratch.

O grupo de bolsistas deste ano desenvolveu e implementou o braço robótico Lyno, que é o resultado de um ano de pesquisa. Neste período as alunas Alexia, Iânes e Waleska trabalharam com dispositivos robóticos, afim de compreende-los e, por fim, conceber o projeto Lyno.

Este braço robótico possui dois graus de liberdade, para a movimentação da base e da haste, possuindo também uma garra para apreensão de objetos. O controle dos movimentos é realizado através de um smartphone, com o uso de um aplicativo de software desenvolvido pelo aluno de graduação do curso de Engenharia Elétrica Samuel C. Z. Fraga. O aplicativo se comunica com o Lyno por meio da tecnologia Bluetooth.

O grupo deste ano foi composto pelas alunas Aléxia S. Gonçalves (E.E. Profª Therezina da Fonseca Pares), Iânes S. M. Maia (E.E. Carlos Francisco de Paula) e Walleska D. Vignado (E. E. Barão Geraldo de Rezende). As atividades foram monitoradas pelo aluno de graduação do curso de Engenharia de Controle e Automação Vitor H. M. Ribeiro.