Educom

Informática na Educação

REFLEXÕES E IMPACTOS

O Projeto EDUCOM: Informática na Educação foi uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), juntamente com a Secretaria Especial de Informática (SEI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi implantado em 3 de outubro de 1984 em centros pilotos de cinco universidades: Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ), Pernambuco (UFPE) e Estadual de Campinas (UNICAMP). Um breve relato do Projeto pode ser encontrado neste documento.

Na Unicamp, o EDUCOM teve como objetivo a implantação do uso do computador na educação com ênfase na linguagem Logo. O Projeto foi elaborado por uma equipe interdisciplinar, formada por pesquisadores de diferentes áreas como, computação, educação e sociologia. Ele foi desenvolvido em três escolas públicas da rede estadual de ensino, na região de Campinas (veja a proposta do projeto).

A partir de 1985, quando o Projeto foi aprovado e implantado, as escolas participantes do EDUCOM-Unicamp foram: EEPSG João XXIII, em Americana; EEPSG Tomás Alves, em Sousas (um distrito de Campinas); e EEPSG Carlos Lencastre, em Campinas. Durante o ano de 1985 foi realizado a formação de professores dessas escolas, atividades que aconteciam no NIED. A partir de 1986 foram instalados computadores nas escolas e o trabalho foi o de auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades de uso da linguagem Logo como parte das disciplinas curriculares. O Prof. Wladir dos Santos, diretor da EEPSG João XXIII faz um relatório crítico sobre as atividades desenvolvidas em 1986 na sua escola (veja o relato).

Em 1987 o Projeto na escola EEPSG Carlos Lencastre foi encerrado e os trabalhos foram incrementados nas outras duas escolas com a expansão do número de computadores e impressoras instalados e do número de alunos, tanto do ensino fundamental quanto do médio (veja relatórios de atividades).

O Projeto EDUCOM foi descontinuado em 1991 quando encerrou o processo de financiamento do mesmo, embora no NIED ele tenha continuado até 1993. Esse Projeto foi de grande importância para o NIED tendo como impacto:

MEMÓRIAS

Os pesquisadores do NIED, como António F. Gagliardo, faziam visitas às escolas EEPSG João XXIII e EEPSG Tomás Alves e observavam os trabalhos de alunos e discutiam com os professores como dar andamento aos mesmos. Essas observações eram relatadas em documentos que serviam de base para publicação ou dissertação de mestrado, como é o caso.

O MEC realizava reuniões de coordenação intersetorial com participantes de todos os cinco Projetos EDUCOM, como relatado na reunião de fevereiro de 1988.  Nessas reuniões eram relatadas o andamento de cada projeto e as contribuições do mesmo para a educação brasileira.

Os professores das escolas elaboravam relatórios sobre as atividades realizadas. Esses relatos abordavam uma avaliação geral do que acontecia em cada uma das escolas EEPSG João XXIII e EEPSG Tomás Alves, baseado em um roteiro elaborado pelos pesquisadores do NIED. Ou eram relatos específicos de professores sobre atividades desenvolvidas como é o caso dos professores de biologia, química e do magistério da EEPSG João XXIII.

O Projeto EDUCOM nas escolas também serviu como contexto para elaboração de pesquisas, como foi o caso do projeto financiado pelo CNPq sobre o desenvolvimento de micromundos e uso deles como parte das disciplinas. O micromundo consiste de um contexto, objetos do contexto que são manipulados pelo aprendiz, e atividades a serem desenvolvidas pelos aprendizes. No Logo, a geometria da tartaruga é considerada um micromundo. Esse foi realizado com professores e alunos da EEPSG João XXIII. Essa proposta está relacionada com uma visão mais ampla de como desenvolver software para ser usado na educação.

Os resultados do Projeto EDUCOM em Campinas eram apresentados e discutidos em seminários e eventos promovidos pelo MEC, como os documentos de transcrição de dois desses eventos;
Os pesquisadores do NIED elaboravam propostas de projetos de pesquisa que tinham interesse em desenvolver nas escolas. Os projetos propostos seriam desenvolvidos a partir de 1987 e financiados com os recursos do Projeto. Eles eram encaminhados ao MEC, juntamente com a solicitação de orçamento para o respectivo ano.

Equipe:

Pesquisadores NIED que atuaram no Projeto

  • José Armando Valente
  • Afira Vianna Ripper
  • Maria Cecília C. Baranauskas
  • Heloísa V. R. Corrêa Silva
  • Antônio Fernando Gagliardo
  • Beatriz Bitelman
  • Maria Elisabette B. B. Prado
  • Maria da Graça Moreira da Silva

 

Professores da EEPSG João XXIII 

  • Célia Decresci de Oliveira
  • Elisabeti de Azevedo Cheretti
  • Neyde Ciampone de Souza
  • Nilze Maria Sabatini Nascimbem
  • Odete Sidericoudes
  • Vania Regina Faça
  • Viviani Rose Oetelli

 

Professores da EEPSG Tomás Alves

  • Ana Regina Bertassolli Angi
  • Edna Bellix Castanho
  • Ize Zenebra
  • José Claúdio Franchon
  • Marília Bueno Pereira
  • Sérgio Valdir Trentini
  • Valdeci Decanini Franchon
  • Vera Lúcia Alves Lopes
  • Vera Regina Rossin Caetano