Informática na Educação
O Projeto EDUCOM: Informática na Educação foi uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), juntamente com a Secretaria Especial de Informática (SEI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi implantado em 3 de outubro de 1984 em centros pilotos de cinco universidades: Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ), Pernambuco (UFPE) e Estadual de Campinas (UNICAMP). Um breve relato do Projeto pode ser encontrado neste documento.
Na Unicamp, o EDUCOM teve como objetivo a implantação do uso do computador na educação com ênfase na linguagem Logo. O Projeto foi elaborado por uma equipe interdisciplinar, formada por pesquisadores de diferentes áreas como, computação, educação e sociologia. Ele foi desenvolvido em três escolas públicas da rede estadual de ensino, na região de Campinas (veja a proposta do projeto).
A partir de 1985, quando o Projeto foi aprovado e implantado, as escolas participantes do EDUCOM-Unicamp foram: EEPSG João XXIII, em Americana; EEPSG Tomás Alves, em Sousas (um distrito de Campinas); e EEPSG Carlos Lencastre, em Campinas. Durante o ano de 1985 foi realizado a formação de professores dessas escolas, atividades que aconteciam no NIED. A partir de 1986 foram instalados computadores nas escolas e o trabalho foi o de auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades de uso da linguagem Logo como parte das disciplinas curriculares. O Prof. Wladir dos Santos, diretor da EEPSG João XXIII faz um relatório crítico sobre as atividades desenvolvidas em 1986 na sua escola (veja o relato).
Em 1987 o Projeto na escola EEPSG Carlos Lencastre foi encerrado e os trabalhos foram incrementados nas outras duas escolas com a expansão do número de computadores e impressoras instalados e do número de alunos, tanto do ensino fundamental quanto do médio (veja relatórios de atividades).
O Projeto EDUCOM foi descontinuado em 1991 quando encerrou o processo de financiamento do mesmo, embora no NIED ele tenha continuado até 1993. Esse Projeto foi de grande importância para o NIED tendo como impacto:
Os pesquisadores do NIED, como António F. Gagliardo, faziam visitas às escolas EEPSG João XXIII e EEPSG Tomás Alves e observavam os trabalhos de alunos e discutiam com os professores como dar andamento aos mesmos. Essas observações eram relatadas em documentos que serviam de base para publicação ou dissertação de mestrado, como é o caso.
O MEC realizava reuniões de coordenação intersetorial com participantes de todos os cinco Projetos EDUCOM, como relatado na reunião de fevereiro de 1988. Nessas reuniões eram relatadas o andamento de cada projeto e as contribuições do mesmo para a educação brasileira.
Os professores das escolas elaboravam relatórios sobre as atividades realizadas. Esses relatos abordavam uma avaliação geral do que acontecia em cada uma das escolas EEPSG João XXIII e EEPSG Tomás Alves, baseado em um roteiro elaborado pelos pesquisadores do NIED. Ou eram relatos específicos de professores sobre atividades desenvolvidas como é o caso dos professores de biologia, química e do magistério da EEPSG João XXIII.
O Projeto EDUCOM nas escolas também serviu como contexto para elaboração de pesquisas, como foi o caso do projeto financiado pelo CNPq sobre o desenvolvimento de micromundos e uso deles como parte das disciplinas. O micromundo consiste de um contexto, objetos do contexto que são manipulados pelo aprendiz, e atividades a serem desenvolvidas pelos aprendizes. No Logo, a geometria da tartaruga é considerada um micromundo. Esse foi realizado com professores e alunos da EEPSG João XXIII. Essa proposta está relacionada com uma visão mais ampla de como desenvolver software para ser usado na educação.
Os resultados do Projeto EDUCOM em Campinas eram apresentados e discutidos em seminários e eventos promovidos pelo MEC, como os documentos de transcrição de dois desses eventos;
Os pesquisadores do NIED elaboravam propostas de projetos de pesquisa que tinham interesse em desenvolver nas escolas. Os projetos propostos seriam desenvolvidos a partir de 1987 e financiados com os recursos do Projeto. Eles eram encaminhados ao MEC, juntamente com a solicitação de orçamento para o respectivo ano.
Pesquisadores NIED que atuaram no Projeto
Professores da EEPSG João XXIII
Professores da EEPSG Tomás Alves
Artigos na forma de Memo NIED:
Projeto Educom: Proposta Original (1983)
Eduardo Oscar de Campos Chaves, José Armando Valente, Maria Cecilia Calani Baranauskas, Heloísa Vieira da Rocha, Afira Vianna Ripper, André Mana Pompeu Villalobos
EDUCOM: Avaliação dos resultados obtidos no 1o ano de Implantação (1986)
Afira Vianna Ripper, Heloisa Vieira da Rocha, Maria Cecília Calani Baranauskas
EDUCOM: A Visão dos Professores (1987)
Neyde Ciampone de Souza, Mana Elizabeth Miguel, Odete Sidericoudes, Vera Regina Rossin, José Cláudio Franchon, Valdeci Decanini Franchon, Vera Lúcia Alves Lopes, Marília Bueno Pereira, Edna Bellix Castanho Selmi, Ize Zenebra
O Uso do Computador como Ferramenta Auxiliar no Entendimento de Conceitos de Programação em LOGO (1988)
Heloísa Vieira da Rocha
Estudos sobre Estilos de Programação em LOGO (1988)
Maria Cecilia Calani Baranauskas
Mudança de Atitude dos Professores: Uma Realidade? (1988)
Maria da Graça Moreira da Silva
Criação de Ambiente LOGO para estudo do processo de alfabetização numa Escola Pública (1987)
Afira Vianna Ripper
Utilização do Computador no Ensino da Matemática (1988)
Odete Sidericoudes
O Projeto EDUCOM na EEPSG João XXIII, Americana, SP; Metodologia de Trabalho Desenvolvida (1988)
Odete Sidericoudes
Uso do Logo no Ensino de Química (1988)
Maria Elisabeth Miguel
Relato de uma Experiência do uso do Computador no Cursos de Magistério (1988)
Nilze Mana Sabatini Nascimbem
O Uso do Logo em Biologia: Modismo ou Necessidade? (1988)
Neyde Ciampone de Souza
Livro publicado:
VALENTE; J. A. (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. 2a. ed. Campinas: NIED / Unicamp, 1998. Disponível em:
https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/computadores-e-conhecimento-repensando-educacao/. Acesso em: 23 ago. 2023.
Teses e dissertações:
GAGLIARDO, Antonio Fernando. O uso de computadores em atividades de ensino. 1985. [127]f. Dissertação (mestrado)-Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1985. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574658. Acesso em: 23 ago. 2023.
SILVA, Maria da Graça Moreira da. Informática na educação: mudança de atitude dos professores, uma realidade? 1990. 190f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576646. Acesso em: 23 ago. 2023.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Uso do computador na formação de professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. 1996. 189f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584478. Acesso em: 23 ago. 2023.
SIDERICOUDES, Odete. Desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem da matemática em ambientes computacionais baseados na estética LOGO. 1996. 164f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, SP.
SILVA, Heloisa Vieira da Rocha Correa. Representações computacionais auxiliares ao entendimento de conceitos de programação. 1991. 461p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575799. Acesso em: 23 ago. 2023.