O Mapa Tátil Sonoro (MTS) é um instrumento de orientação espacial desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/Unicamp, que tem como principal objetivo auxiliar pessoas com deficiência visual na compreensão de um dado espaço geográfico. O MTS vem contribuindo com a demanda de inclusão social e espacial de seu público alvo, referente ao uso do ambiente físico e arquitetônico de maneira digna e acessível. Para proporcionar uma melhor experiência de usabilidade à pessoa com deficiência visual, o instrumento sofreu diversas alterações durante os seus anos de desenvolvimento. A versão mais recente do MTS, é a do Campus da Unicamp em Barão Geraldo, consiste em um mapa em que os edifícios e pontos de referência estão representados por volumetria, em escala, e com um certo grau de detalhamento arquitetônico. Cada objeto volumétrico apresenta uma etiqueta NFC (Near Field Communication), responsável pela sua identificação, podendo ser lida pelo aplicativo SmartMTS. Este software é responsável por retornar uma mensagem sonora, que identifica o local referenciado pela etiqueta lida.
Este projeto significou para o NIED a diversificação no tange ao uso da Robótica Pedagógica que consistiu no desenvolvimento de dispositivos focados na acessibilidade, na inclusão de pessoas com deficiência no uso de instrumentos que podem melhora a sua qualidade de vida. Esta foi e será uma modalidade de pesquisa que o Núcleo sempre valorizará.
“[Minha participação no NIED] Começou em 2008 com a maquete tátil sonora, depois o professor João me apresentou o Arduino. Em 2011 iniciei o mestrado com o professor Valente e em 2012 fiz várias oficinas de arte e tecnologia no Projeto UCA com a ajuda dos professores João, Valente e Renato. A época que frequentei o NIED foi maravilhosa! Fui muito bem acolhido. Fiz muitos amigos. […] passar pelo NIED foi um momento único na minha vida. Obrigado Professor João! Obrigado Professor Valente! Obrigado amigos do NIED!”
Bruno Leal Bastos Foi orientado do Prof. Dr. José Armando Valente (mestrado) e colaborador nos projetos do Pq. Dr. João Vilhete 11/5/2022
“[Meu projeto de doutorado] me fez ter contato com algumas tecnologias digitais que, embora não sejam novas, ainda são muito distantes de professores de Ciências e Matemática. O ritmo com que a tecnologia chega para a sala de aula e para nossas formações acadêmicas, faz com que tecnologias relativamente simples como impressoras 3D e placas com sinal de rádio, sejam divisores de águas para aquilo que conseguimos imaginar e propor como abordagens pedagógicas.”
Marcos Henrique de Paula Dias da Silva Foi aluno de doutorado do PECIM, sob coorientação do Pq. Dr. João Vilhete 5/19/2022
EQUIPE ATUAL
João Vilhete Viegas d’Abreu (Coordenador)
Núbia Bernardi Camila Prata Almeida Victor Mendes