Submissões da Revista

A Revista TSC é um periódico semestral, com avaliação por pares duplo-cega, mantida pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP desde 2013. A Revista é dedicada à publicação de artigos científicos, relatos de experiência, resumos de livros e resumos de teses e dissertações tendo como temática a Informática na Educação e áreas afins. Seu cunho interdisciplinar prioriza alguns tópicos de interesse, sem estar limitada a eles:

  • Aprendizagem baseada no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando o aprendiz e/ou os processos de ensino e de aprendizagem.
  • Docência e atuação em contextos educacionais formais ou não formais que utilizam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando o educador, sua formação e práticas educacionais.
  • Aprendiz e sua atuação em contextos educacionais formais ou não formais que utilizam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando práticas educacionais e/ou processos de construção de conhecimento.
  • Desenvolvimento de materiais para o contexto digital focalizando a organização de conteúdos para os processos de ensino e de aprendizagem; concepção e produção de diferentes tipos de materiais didáticos, mídias e suportes tecnológicos, uso e reuso de recursos educacionais abertos, objetos de aprendizagem, tecnologias assistivas, entre outros assuntos relacionados.
  • Políticas públicas, concepção, planejamento e execução de projetos educacionais que fazem uso (ou para o uso) de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
  • Aspectos teóricos relacionados ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em contextos de aprendizagem diversos: escolas, museus, empresas etc.
  • Aspectos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de softwares e aplicações educacionais, incluindo Jogos, simulação, robótica, realidade virtual, etc.
  • Ambientes Computacionais para Cooperação/Colaboração em contextos de ensino e de aprendizagem: blogs, wikis, vídeo/audio-casts, AVAS, etc.
  • Concepção, desenvolvimento e avaliação de soluções utilizando Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) para promoção da aprendizagem.
  • Aspectos sociais, afetivos e motivacionais em ambientes computacionais para a promoção da aprendizagem.

As submissões para o número de julho de 2020 serão aceitas até 13 de março de 2020 pelo sistema http://www.nied.unicamp.br/revista.

Os artigos devem ser escritos em Português ou Inglês, não devem ultrapassar 20 páginas e devem seguir as normas de formatação no template disponível em: https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/about/submissions#authorGuidelines

Editor Chefe
Dr. José Armando Valente, IA e NIED – UNICAMP, Brasil
Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas, IC e NIED – UNICAMP, Brasil

Comitê Editorial
Dra. Flávia Linhalis Arantes, NIED/UNICAMP, Brasil
Dr. João Vilhete Viegas d’Abreu, NIED/UNICAMP, Brasil

Apoio 2020
Josué Cintra, NIED/UNICAMP, Brasil
Alberto César Junqueira, NIED/UNICAMP, Brasil
Márcio Ferreira Santana, IMECC/UNICAMP, Brasil
Priscila Salvadeo, FE/UNICAMP, Brasil