A intenção de estabelecer parceria de instituições do Brasil e demais países da América Latina com a Organização dos Estados Americanos (OEA) surgiu a partir da Jornada de Trabalho Luso Latino-Americana de Informática na Educação como parte do Projeto de Cooperação Técnica em Informática na Educação – OEA. Essa Jornada, sob o patrocínio da OEA, foi promovida pela Secretaria de Informática (SEINF) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação do Brasil – MEC, realizada no Centro de Estudos e Desenvolvimento Avançado do SERPRO, em Petrópolis – Rio de Janeiro, Brasil no período de 15 a 18 de maio de 1989, sob a coordenação geral de Marcos Formiga – Diretor-Geral do INEP.
Esta Jornada reuniu representantes de países latino-americanos, de Portugal e dos países africanos de língua portuguesa, para discutir recomendações e delineamentos de projetos de pesquisa e formação de recursos humanos na área de informática educativa. As diretrizes estabelecidas integrariam o futuro programa de cooperação técnica multinacional nesta área (ver arquivo Relatório Jornada de trabalho).
O primeiro projeto foi implantado em 1998 como Projeto Formação de Professores Via Telemática, envolvendo duas universidades brasileiras, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC), e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) por intermédio do NIED. Esse projeto tinha como objetivo sistematizar metodologias de formação via telemática, desenvolver material de suporte e de software adequados, e de realizar ações de formação de educadores em escolas da rede pública.
Em 1999 foi desenvolvido o Projeto Multilateral Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação, que no Brasil contou com as parcerias do LEC, NIED e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Núcleo de Currículo e Formação de Professores, linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação. Além do Brasil participaram instituições de 14 países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Haití, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana eVenezuela. O objetivo desse projeto foi a capacitação de docentes para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para a construção da mudança da escola, potencializada pela inter-relação entre pesquisa, docência e suas aplicações em contextos educacionais. A descrição do projeto se encontra neste arquivo.
Nos anos de 2000 foi desenvolvido o Projeto Multilateral Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina. O projeto tinha como objetivo a utilização das redes telemáticas para a formação de professores, investigadores, administradores escolares e membros da comunidade, de modo a auxiliar a implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação e promover as mudanças na escola pública – mudanças pedagógicas e de gestão, formação de valores e integração dos indivíduos nos atuais processos produtivos. Contou com a parceria de 7 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, sendo que no Brasil participaram o LEC, NIED e o Programa de Pós-Graduação em Educação. A descrição do projeto se encontra neste arquivo.
No ano de 2001 foi desenvolvido o Projeto Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores conjuntamente por pesquisadores do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP, do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (CED) da PUC-SP, do Ministério de Educación de la Nación: Innovaciones Educativas da Argentina e da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE) do Chile, encerrado em 2002. O objetivo foi a criação de um portal educacional para dar suporte à formação e à capacitação de professores, administradores escolares, membros da comunidade e pesquisadores para a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas objetivando promover mudanças na escola pública.
Ao longo dos seus cinco anos de duração, de 1998 a 2002, esse projeto assumiu diferentes enfoques, porém, os objetivos foram sempre o desenvolvimento e o uso de metodologias de formação de educadores via Internet e a disseminação de ações e resultados também por meio dela. Cada um dos países e dos centros no Brasil desenvolveu ações de formação de professores usando a rede telemática, respeitando as idiossincrasias dos respectivos sistemas escolares de cada parceiro envolvido. Isto implicou a elaboração de ambientes de Educação a Distância (EaD), na criação de abordagens de EaD que privilegiaram a construção de conhecimento e na formação de inúmeros educadores nos diferentes países. Os resultados do projeto estão relatados nos livros Educação a distância: fundamentos e práticas, Formação de educadores para o uso da informática na escola e Educação a distância: relatos de experiências e reflexões, bem como a disseminação das ações e dos resultados, também realizados pela Internet, por intermédio do site do projeto.
Especificamente na Unicamp, foram desenvolvidas duas ações principais: o ambiente computacional TelEduc, para a realização de atividades de educação a distância e a formação de professores-multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do município de Campinas, montado pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME-Campinas). Participaram dessa formação 16 professores-multiplicadores, oriundos da rede municipal de educação. Eles foram responsáveis pela implantação de ações de formação de educadores dos vários setores da SME-Campinas e pelo acompanhamento dos projetos pedagógicos em informática, desenvolvidos pelos professores das 37 escolas que dispunham de laboratórios de informática.
O impacto do Projeto OEA foi importante para NIED no incremento dos laboratórios de informática, com equipamentos mais adequados para o desenvolvimento das ferramentas computacionais e para a implantação da metodologia de formação via telemática, como interligação dos NTE com as universidades, dos NTE com a escola, criação de endereços para os professores envolvidos, criação de bancos de dados para repositórios do material de apoio e das atividades dos professores e troca de informações via rede.
O Projeto auxiliou o desenvolvimento do ambiente TelEduc, que incorpora diversas ideias sobre a construção de conhecimento e sobre a interação professor-aprendiz, que haviam sido utilizadas nas atividades presenciais no NIED. Permitiu mostrar como esse ambiente pode ser fundamental para acompanhar o trabalho que os professores realizam, facilitando o “estar junto” deles, fornecendo o suporte necessário para implantar as atividades de uso da informática na sua prática. As ideias do “estar junto virtual” e o TelEduc foram utilizadas em diversos projetos de formação, ampliando a escala de atuação da equipe do NIED, como a formação dos pesquisadores das respectivas instituições, que passaram a ter maior domínio das ferramentas de teleinformática e do seu uso na formação de professores.
O Projeto permitiu também vencer desafios e preconceitos com relação à formação a distância, procurando encontrar os limites para uma educação que combine as boas qualidades da escola e do uso das tecnologias. Essa nova educação e a escola transformada será diferente, na medida que combinar as virtudes de todas as experiências e recursos que dispomos em vez de segregar uma solução em detrimento da outra.
Temas que foram estudados ao longo do projeto:
• O conviver e o aprender em uma formação de professores contextualizada
• Metodologia de formação de professores- multiplicadores na modalidade presencial e a distância
• Formação na ação dos professores- multiplicadores do NTE do município de Campinas
• Uma metodologia para a formação de alunos/monitores
• Logo – Linguagem de programação e as implicações pedagógicas
• Interação e cooperação em listas de discussão
• O uso de chatterbots na educação a distância
•Uma comunidade virtual em construção: Início de um encantamento
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• O AmbienteTecLec: Como se situa entre diferentes ambientes de Educação na Web?
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LIVROS PUBLICADOS:
VALENTE, J. A. (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. NIED/UNICAMP. Campinas: Gráfica Central da Universidade Estadual de Campinas, 156 páginas, 1999. Disponível em: https://www.nied. unicamp.br/biblioteca/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento/. Acesso em: 15 out. 2023.
FREIRE, F. M. P.; PRADO, M. E. B. B. O computador em sala de aula: articulando saberes, NIED/UNICAMP, 2000. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/o-computador-em-sala-de-aula-articulando- saberes/. Acesso em: 15 out. 2023.
MORAES, M. C. (Org.). Educação à distância; fundamentos e práticas. Campinas: Unicamp/NIED, 2002. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/educacao-distancia-fundamentos-e-praticas/. Acesso em: 15 out. 2023.
VALENTE, J. A. (Org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2003. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/formacao-de-educadores-para- o-uso-da-informatica-na-escola/. Acesso em: 15 out. 2023.
AZINIAN, H. (Org.) Educação a distância: relatos de experiência e reflexões. Campinas, SP: NIED, 2004. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/educacao-distancia-relatos-de-experiencias-e- reflexoes/. Acesso em: 15 out. 2023.
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