Memos

Os Memos destinam-se à divulgação de trabalhos em desenvolvimento no âmbito do Núcleo de Informática Aplicada à Educação em diferentes formatos, tais como: resultados parciais de pesquisa, artigos de opinião, avaliações formativas, relatos de experiência, reflexões teórico-metodológicas, entre outros. Diferentemente de uma revista científica, os Memos têm o objetivo de fazer circular de forma rápida conhecimentos que estão em construção. Os Memos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente uma opinião consensual do NIED.

Os Memos do NIED somente publicam trabalhos de pesquisadores do NIED ou escritos em parceria com pesquisadores do NIED.

Todos os trabalhos publicados nos Memos serão distribuídos com uma licença Creative Commons-Atribuição (CC-BY).

Memos

2011

Formação de Professores em Cenários Contextualizados no Âmbito do Projeto XO da UNICAMP
Leonardo Cunha de Miranda, Flávia Linhalis Arantes, Tel Amiel, Maria Cecilia Martins, Maria Cecília Calani Baranauskas
n. 37 (2011)

2000

Parâmetros, Condicionais, Recursão… continuando o passeio pelo Logo–SuperLogo 3.0
Heloísa Vieira da Rocha, Fernanda Maria Freire Barrella, Maria Elisabette B. B. Prado
n. 36 (2000) 

Tartaruga, Figuras, Palavras, Listas e Procedimento: Um primeiro passeio pelo Logo – SuperLogo 3.0
Heloísa Vieira da Rocha, Fernanda Maria Freire Barrella, Maria Elisabette B. B. Prado
n. 35 (2000)

1997

Parâmetros, Condicionais, Recursão… continuando o passeio pelo Logo
Heloísa Vieira da Rocha, Fernanda Maria Pereira Freire, Maria Elisabette B. B. Prado
n. 34 (1997)

1996

Logo e Educação Matemática – Uma Dimensão Microgenética do Desenvolvimento Cognitivo
Rosa Giaretta Sguerra Miskulin
n. 32 (1996)

Análise Microgenética dos Processos Cognitivos em contextos múltiplos de resolução de problemas
Maria Teresa Eglér Mantoan, Maria Cecília Martins, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
n. 31 (1996)

1995

2012: Educação na Sociedade Enxuta
Jaures Salvatore Mazzone
n. 33 (1995)

Logo e Sistemas Abertos de Ensino: redimensionando microgeneticamente a atividade de programar
Maria Teresa Eglér Mantoan
n. 30 (1995)

A Geometria Encontrada na Natureza Estudada Através da Geometria da Tartaruga
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Maria Lúcia Bontorim de Queiroz, Maria de Lourdes B. Konezuk
n. 29 (1995)

1994

SICRE – Sistema Computacional para Resolução de Equações de 1º Grau
Klaus Schlünzen Junior, José Armando Valente
n. 28 (1994)

Processo de Conhecimento – Tipos de Abstração e Tomada de Consciência
Maria Teresa Eglér Mantoan
n. 27 (1994)

Tartarugas, Figuras, Palavras, Listas e Procedimentos: Um Primeiro Passeio pelo Logo
Fernanda Maria Pereira Freire, Heloísa Vieira da Rocha, Maria Elisabete Brisola Brito Prado
n. 26 (1994)

1990

Introdução à Programação Logo
Fernanda Maria Freire Barrella, Maria Elisabette B. B. Prado
n. 8 (1990)

1989

Diagnóstico e Remediação da Capacidade Intelectual da Criança Deficiente utilizando a Linguagem Logo
Ann Berger Valente
n. 25 (1989)

Questão do Software: parâmetros para o desenvolvimento de Software Educativo
José Armando Valente
n. 24 (1989)

1988

1Um, 2Dois, 3Três: Buscando significados através do Logo
Fernanda Maria Freire Barrella
n. 23 (1988)

Estudo de Caso: Como o Trabalho no Ambiente Logo pode ajudar a Diagnosticar a Criança Deficiente Física
Maria Lúcia Gaspar Garcia
n. 22 (1988)

O Uso de Logo em Biologia: Modismo ou Necessidade?
Neide Ciampone de Souza
n. 21 (1988)

Relato de uma Experiência do uso do Computador no Curso de Magistério
Nilze Maria Sabatini Nascimbem
n. 20 (1988)

Uso do Logo no Ensino de Química
Maria Elisabeth Miguel
n. 19 (1988)

O Projeto EDUCOM na EEPSG “João XXIII”, Americana-SP; Metodologia de Trabalho Desenvolvida
Odete Sidericoudes
n. 18 (1988)

A Utilização do Computador no Ensino da Matemática
Odete Sidericoudes
n. 17 (1988)

Aprender Programação Logo: Será que algumas pessoas têm mais facilidades que outras?
Ann Berger Valente
n. 16 (1988)

Construção de Dispositivos Mecânicos controlados através do Logo para fins educacionais
João Vilhete Viegas D’Abreu e Marcelo A. Karaguilla
n. 15 (1988)

Mudança de Atitude dos Professores: Uma Realidade?
Maria da Graça Moreira da Silva
n. 13 (1988)

20 Horas: É possível um treinamento em Logo?
Fernanda Maria Freire Barrella e Maria Elisabette B. B. Prado
n. 12 (1988)

Estudos sobre Estilos de Programação em LOGO
Maria Cecília Calani Baranauskas
n. 11 (1988)

O Uso da Linguagem Logo em um Curso de Introdução à Programação de Computadores para Alunos ingressantes no Bacharelado de Ciência da Computação
Heloísa Vieira da Rocha
n. 10 (1988)

O Uso do Computador como Ferramenta Auxiliar no Entendimento de Conceitos de Programação em Logo
Heloísa Vieira da Rocha
n. 9 (1988)

1987

Criação de Ambiente LOGO para estudo do processo de alfabetização numa Escola Pública
Afira Vianna Ripper
n. 14 (1987)

Como o Computador é Dominado pelo Adulto
Ann Berger Valente
n. 7 (1987)

A Capacidade da Criança com Paralisia Cerebral Resolver o Teste de Seriação
José Armando Valente
n. 6 (1987)

Uso da Informática na Educação da Criança Deficiente Física
José Armando Valente
n. 5 (1987)

Educação Especial: Reflexões sobre os Primeiros Dois Anos de Implementação
Fernanda Maria Freire Barrella
Cleide Gagliardi
Ann Berger Valente
n. 4 (1987)

EDUCOM: A visão dos Professores
Neyde Ciampone de Souza
Maria Elizabeth Miguel
Odete Sidericoudes
n. 3 (1987)

1986

EDUCOM: Avaliação dos Resultados obtidos no 1º ano de Implantação
Maria Cecília Calani Baranauskas
Heloísa V. R. Correa Silva
Afira Vianna Ripper
n. 2 (1986)

1983

PROJETO EDUCOM: Proposta Original
Eduardo Oscar de Campos Chaves
José Armando Valente
Maria Cecília Calani Baranauskas
Heloísa V. R. Correa Silva
Afira Vianna Ripper
André Maria Pompeu Villalobos
n. 1 (1983)